conteúdo
Opções podem incluir áreas totalmente distintas entre si e sempre é possível recalcular a rota escolhida conforme sua experiência
Em outras épocas, era muito comum que os filhos seguissem o mesmo caminho profissional dos pais, especialmente em áreas tradicionais, como medicina, direito ou finanças. Hoje, um curso de clínica médica oferece uma grande variedade de opções, exigindo maior maturidade mesmo de quem opta por continuar na área de atuação da família.
Além de mudanças no comportamento ao longo das gerações, surgiram novas profissões, principalmente relacionadas à tecnologia. Basta olharmos para o momento em que as inteligências artificiais ameaçam muitos cargos, mas abrem portas para novos profissionais.
Seja escolhendo um curso técnico na adolescência, ou fazendo uma escolha mais elaborada, como cursar uma graduação, decidir uma profissão pode ser um processo complicado. No entanto, existem algumas formas de tornar a fase de descoberta mais produtiva e menos estressante, tanto para quem vai entrar no mercado de trabalho pela primeira vez quanto para quem está em processo de migração de áreas.
Grande número de opções aumenta a dificuldade de decisão
O ser humano não está habituado, biologicamente, a ter que lidar com tantas possibilidades no cotidiano. Atualmente, um mesmo profissional pode escolher entre ser autônomo ou trabalhar em regime CLT, se desenvolver como especialista da sua área ou optar pela gestão de pessoas, além de executar isso tudo em um ambiente virtual ou físico.
Por um lado, a angústia na hora de fazer uma escolha por determinada profissão pode ser maior, dado o número de opções. Entretanto, é quase consenso que qualquer pessoa pode decidir mudar de profissão a qualquer momento da vida, justamente por poder combinar diferentes frentes de conhecimento, ou seja, é um passo que ganhou certa flexibilidade com o passar do tempo.
Etapas para encontrar uma profissão com a sua cara
Instabilidades na economia mundial, preocupação com o futuro do planeta e bem-estar pessoal como prioridade são apenas alguns fatores que hoje estão presentes no momento dos jovens optarem por uma profissão. Para quem vem de outras gerações, finalmente encontrar uma área que faça mais sentido com seu perfil ficou mais prático.
Reflita sobre objetivos e expectativas
Você é indiferente a passar 8 horas diárias realizando tarefas em um escritório, ou prefere ganhar dinheiro trabalhando em algo com uma rotina mais dinâmica? Olhar para seus objetivos de carreira em paralelo com seus projetos de vida é algo essencial, que pode ser feito por meio de trocas de experiências com amigos ou até mesmo buscando aconselhamento profissional.
Faça testes e pesquisas
Existem serviços de orientação profissional oferecidos em escolas, por exemplo no último ano do ensino médio para jovens, e até mesmo dentro de empresas, em um movimento de reciclar profissionais. O segredo aqui está na experimentação, buscando recursos que te ajudem a visualizar quais as características que podem te ajudar em um contexto profissional.
- Testes de aptidão: podem ser feitos inclusive pela internet, mapeando características psicológicas, habilidades específicas e outros critérios, sugerindo áreas que dão match com o seu perfil.
- Eventos e visitas abertas: realizados por universidades, programas internos de empresas e outras instituições, são eventos onde interessados podem ter uma imersão no contexto de determinada profissão, identificando-se ou não com cada área.
Experimente cursos de curta duração
Se você tem um interesse específico, mas não sabe se isso renderia uma profissão a longo prazo, é possível realizar cursos de curta e média duração. A vantagem é que eles adicionam peso ao currículo e servem como ambiente de descoberta e ponto de contato com outras pessoas, aumentando as chances de uma recomendação profissional.
Nada é para sempre
É totalmente normal que uma pessoa que dedicou anos da vida estudando e trabalhando em uma profissão específica sinta vontade de mudar completamente o rumo, em qualquer idade. Hoje as pessoas buscam o equilíbrio entre satisfação pessoal, retorno financeiro e ambiente saudável em uma profissão, e nunca é tarde para trocar de lugar.
Se você acredita que se encaixa em um perfil criativo, mesmo tendo trilhado uma trajetória profissional mais analítica, planeje-se. Troque experiências com pessoas da área, encontre similaridades com o que você já possui de habilidades e siga o caminho que faz mais sentido para você, de acordo com a sua vivência.