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Por mais assustador que seja, primeiros plantões médicos pode ser uma oportunidade de muito aprendizado e autoavaliação
Para o médico recém-formado, atender pela primeira vez pode ser desafiador, mesmo que tenha experienciado o estágio durante os anos da graduação. Até mesmo para quem foi residente, estar comandando um atendimento sozinho pode gerar certos sentimentos de ansiedade e medo do desconhecido.
Por isso, encarar primeiros plantões médicos, por mais assustador que seja para muitos recém-graduados, pode se transformar em uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento profissional.
Já para aqueles que estão iniciando essa jornada e desejam estar bem preparados, o caminho a seguir é a residência. No entanto, antes é preciso algumas etapas. Entender os processos como o que é o Enare residência, bem como preparar-se mentalmente e didaticamente para o exame, ajuda na seleção e alocação de médicos residentes em programas de especialização.
Primeiros plantões médicos: uma experiência inesquecível
Os primeiros plantões médicos são experiências que marcam a carreira de qualquer profissional da saúde. Uma vez que é repleto de emoções, desafios e aprendizados, esse momento representa a transição da teoria à prática, quando o conhecimento adquirido nos anos de estudo é finalmente posto à prova em situações reais.
Nessa hora, é comum que se misture uma dose de ansiedade e adrenalina, já que por trás dela está a responsabilidade de cuidar de pacientes reais e a imprevisibilidade das situações que podem surgir. No entanto, esses sentimentos são comuns e fazem parte do processo de adaptação a essa nova realidade.
Por isso, durante o plantão, você se deparará com uma ampla variedade de casos, desde situações rotineiras até emergências graves. Essa diversidade proporciona uma excelente oportunidade de crescimento profissional.
Atender pacientes, registrar informações e realizar procedimentos é uma forma de aprender a gerenciar o seu tempo. Se puder, pratique essa técnica nos anos de estudo. Ao priorizar e organizar seu tempo, você estará garantindo um atendimento de qualidade e aprendendo a manter a calma em situações de alta pressão.
O ambiente de plantão pode ser intenso e estressante, e a capacidade de manter a calma sob pressão é uma habilidade valiosa. Assim, desenvolva resiliência emocional para lidar com os desafios e continuar oferecendo um atendimento de excelência, mesmo nos momentos mais difíceis.
Além disso, sempre peça feedback aos colegas de trabalho e supervisores nos primeiros plantões médicos. Eles podem oferecer informações construtivas e orientação que ajudarão você a se desenvolver e melhorar algum aspecto no seu atendimento.
5 dicas infalíveis para ajudar nos primeiros plantões médicos
Para deixar essa experiência menos intensa e desafiadora, colocar em prática algumas dicas vai controlar o nervosismo dos primeiros plantões médicos. Com certeza, esse momento em específico vai marcar a sua trajetória e te impulsionar a melhorar e crescer como profissional da saúde.
1. Mantenha a calma
Não deixe que o nervosismo tome conta nos primeiros plantões médicos. Para isso, use práticas de meditação, como respirar fundo e tentar manter a cabeça fria, mesmo nas situações mais estressantes. Basta lembrar dos anos da sua formação e os conhecimentos adquiridos.
2. Conheça os protocolos do hospital
Familiarizar-se com os procedimentos padrões para garantir eficiência e segurança no trabalho e conhecer o ambiente de trabalho vai reduzir os pequenos medos, como errar o lugar dos equipamentos, a localização de alguma sala ou material. Por isso, antes de iniciar o ofício, faça uma visita ao local.
3. Busque apoio de colegas experientes
Não tenha medo de pedir ajuda ou conselhos para quem já tem mais tempo de casa. O trabalho em equipe é fundamental para oferecer um atendimento eficaz e seguro aos pacientes. Por essa razão, esteja alinhado com enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e outros médicos que estarão ao seu lado. Nesse momento, a colaboração de todos se faz mais do que necessária.
4. Faça anotações detalhadas
Ao anotar os casos atendidos durante o plantão, você tem a oportunidade de avaliar o que precisa ser estudado mais e como melhorar o atendimento. Portanto, registre as informações importantes para evitar erros frequentes em casos parecidos. Por fim, não deixe de acompanhar os progressos dos pacientes para saber se o tratamento proposto está sendo eficaz.
5. Aprenda com os erros
Busque sempre aprimorar suas habilidades e adquirir novas. Para isso, participe de cursos e leia sobre novas práticas e inovações tecnológicas na área da saúde. Além disso, encare os erros como oportunidades de aprendizado para melhorar continuamente. É por meio deles que você será capaz de fazer uma autoavaliação para entender no que precisa se esforçar mais.