A boa mastigação para digestão é o primeiro passo para uma digestão. Prestar atenção nela é fundamental para manter a saúde em dia
Em qualquer roda de conversa, é bastante comum pessoas falando sobre reeducação alimentar. Estão sempre discutindo sobre alimentos que salvam ou não uma boa dieta, sobre a forma de preparo, sobre como cozinhar com azeite pode (ou não) fazer a diferença… E sabem do que elas esquecem de observar, ver ou falar? Sobre a boa mastigação para digestão.
Diversos problemas digestivos, como má digestão, azia e sonolência depois das refeições, podem ser originados com uma mastigação insuficiente. Isso porque, ao engolir alimentos em pedaços grandes, o nosso estômago necessita se esforçar mais para conseguir triturá-los. Tal ação pode ocasionar transtornos digestivos importantes, como a tão comum gastrite.
Independentemente do alimento, a boa mastigação para digestão é uma aliada importantíssima no processo digestivo. Isso porque quando os dentes trituram os alimentos em pequenos pedaços, a nossa digestão se torna rápida, eficiente e saudável. Comprar açaí, por exemplo, pode voltar a ser prazeroso! Desde que você adeque a sua mastigação adequadamente, para evitar problemas digestivos.
Boa mastigação para digestão
Tudo bem que ela é o primeiro passo de uma boa mastigação para digestão. Porém, a mastigação é muito maior que isso. Quando a gente mastiga bem os alimentos, passamos a ter a sensação de saciedade mais rapidamente, a qual perdura por mais tempo.
Ou seja, se você está lutando contra a balança e deseja perder peso, a forma como você mastiga os alimentos é fundamental durante o processo. Isso porque uma pessoa passa a se sentir saciada com o consumo de uma menor quantidade de alimentos. Logo, mastigar bem ajuda no controle do consumo de calorias.
Além disso, ela também possibilita que os alimentos sejam melhor experimentados, fazendo com que você sinta o real sabor de cada um deles. E isso faz com que o seu paladar redescubra temperos e alimentos com novas texturas e sabores, o que vai te ajudar a encarar a vida de uma forma diferente.
E como fazer para ter uma melhor mastigação?
E agora que você já entendeu que uma boa mastigação para digestão pode te ajudar em diversos fatores, como, de fato, aprender a mastigar bem para liquefazer os alimentos se sempre fomos ensinados a fazer tudo correndo?
Calma, vamos te ajudar. O primeiro passo é entender que nada é feito do dia para a noite… É necessário reeducar o seu cérebro para que ele descubra a nova forma de fazer as coisas acontecerem. E isso exige treino e paciência.
O ponto certo do alimento dentro da boca é aquele que ele fique líquido. Para isso, é necessário que você desenvolva consciência corporal e observe o estado do alimento mastigado, permitindo que ele seja engolido apenas quando estiver liquefeito.
Outras dicas vão completar esse período de treinamento, como:
1) Durante as refeições, descanse os talheres sob o prato: isso vai te ajudar a entender que não deve dar uma garfada atrás da outra. É preciso uma pausa entre as mastigadas para que a refeição se desfaça;
2) Aprecie a comida: qual é o tempero que ela está apresentando hoje? Faltou sal, tem sal demais? Tem pimenta? Procure entender os sabores, experimentando cada detalhe na sua garfada;
3) Tire um tempo exclusivo para as refeições: a hora do almoço é apenas a hora do almoço e você não pode e nem deve dividir atenção com outras coisas, como celular e televisão. Isso tira toda a sua atenção da refeição, em especial, da mastigação;
4) Almoce em locais tranquilos: isso fará com que a sua atenção seja voltada para a sua alimentação de forma equilibrada e saudável. Aprenda a desfrutar da sua própria companhia.
São dicas simples, que você consegue começar a colocar em prática a partir de hoje. A boa mastigação para digestão pode ser sua melhor amiga — fato que a sua digestão agradecerá.