Entenda a linguagem e os termos utilizados pelos Contadores

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O profissional contábil assumiu uma posição estratégica nas empresas, o que implica dizer que ele atua junto dos empresários.  Porém, muitas vezes alguns termos utilizados pelos contadores para resumir explicações longas, pode ser um obstáculo nessa relação.

Por isso, listamos algumas palavras-chave que são bastante utilizadas para simplificar tanto o entendimento dos leigos, como dos contadores que precisam explicar as expressões que usam.

Termos utilizados pelos contadores

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Balanço patrimonial

É uma imagem que mostra a situação da empresa em determinada data. De um lado do balanço aparece tudo o que a empresa detém que possui valor econômico (os bens). Assim como, os recursos que a empresa ainda tem para receber (os direitos). Do outro lado, aparecem os valores que a empresa tem que pagar a terceiros (as obrigações) – como salários, aluguel, fornecedores, impostos e outros. Os bens e direitos formam o ativo da empresa e as obrigações, o passivo.

Patrimônio líquido

Consiste na diferença, positiva ou negativa, entre o ativo e o passivo da empresa. De maneira simplificada, são os resultados acumulados pela empresa ao longo da sua existência, que podem ser lucros ou prejuízos.

Capital social

É a quantia de recursos necessária para viabilizar o início das atividades de uma empresa, enquanto ela ainda não possui faturamento suficiente para arcar com seus gastos.

A recolher

Em geral, assume o mesmo sentido de pagar, mas para o caso de tributos. Os tributos a recolher são aqueles apurados até a data do fechamento do balanço patrimonial ou balancete mensal, sendo que seu vencimento e respectivo pagamento deverão ocorrer em data subsequente. Os tributos a recolher fazem parte do passivo da empresa.

A recuperar

Diz-se para aqueles tributos embutidos nos preços das mercadorias ou serviços adquiridos pela empresa e que poderão se transformar em crédito para abatimento dos tributos a recolher. Os saldos dessas contas fazem parte do ativo da empresa.

Custos ou despesas fixas

Aqueles que incorrem independentemente da produção ou do faturamento terem ou não acontecido. Por exemplo, aluguel, energia elétrica, comunicação, salários da administração e outros.

Custos e despesas variáveis

Aquelas que estão atreladas à produção ou faturamento da empresa, tais como: comissões, gastos com embalagens, entre outros.

Quer que a gente explique mais algum termo que você não conhece? Envie que nós te explicamos!