Pneu para economizar combustível: como escolher o certo

Pneu careca passa na vistoria

conteúdo

É fundamental escolher bem o pneu para economizar combustível, já que eles representam 20% do consumo total. Por isso, saber escolher as rodas é uma questão de eficiência energética.

Antes de comprar o seu pneu Continental, fique neste artigo para entender porque a compra em uma loja do pneu para economizar combustível, fique por aqui e confira:

Escolher o pneu para economizar combustível

Pneu para economizar combustível
Pneu para economizar combustível: como escolher o certo 6

Como princípio geral, deve-se levar em consideração que existem vários tipos de rodas, sendo os aspectos mais importantes a qualidade dos materiais e sua estrutura. A partir daí, uma boa escolha permitirá que você consuma menos combustível, pois o pneu se adapta melhor à superfície ou tem menor resistência ao rolamento. Esse elemento é essencial porque, dependendo desses fatores, o consumo de combustível pode variar, e muito.

Por exemplo, os pneus Continental da classe A têm baixa resistência ao rolamento e, embora tenham a máxima eficiência, os mínimos estão na classe G. Este simples detalhe, relacionado ao tipo de material, pode levar a uma economia de até 300 reais de combustível durante a vida útil do pneu, por isso vale a pena considerar esta questão na hora de comprar o pneu para economizar combustível.

Dicas para economizar na compra dos pneus

pneu novos
Pneu para economizar combustível: como escolher o certo 7

Economizar na compra dos pneus tem que estar relacionado com o que você quer gastar no pneu, mas também com a superfície em que você tem que rolar. Há uma série de dicas que podem te ajudar a comprar a roda que você realmente precisa, pois, muitas vezes, mesmo que os cuidados necessários sejam aplicados, o problema está no pneu que foi comprado no início.

Compre pneus com base na época do ano. Embora muitos proprietários não tenham, o ideal é ter pneus específicos para o inverno (estações de chuva) e outros para o verão. Dois conjuntos de rodas preencherão esse papel na hora de comprar o pneu para economizar combustível. Os pneus All Season, embora versáteis, consomem mais do que a média.

Aproveite as ofertas dos pneus porque, em muitos casos, você pode obter o jogo completo por um bom preço. Claro, verifique sempre a etiqueta frontal para verificar o nível de qualidade porque os conceitos de resistência ao rolamento, ruído ou distância de travagem na chuva são essenciais a ter em conta.

pneu no
Pneu para economizar combustível: como escolher o certo 8

Em hipótese alguma você deve comprar pneus usados se você está pensando em pneu para economizar combustível, e isso já é uma questão de segurança. Uma roda que parece estar em boas condições de uso pode ter um grande número de imperfeições que serão letais durante a condução.

A homologação do pneu deve ser verificada para que não haja problema de que tenha ultrapassado sua data de validade. Às vezes, negócios muito bons podem ter essas letras miúdas.

Existe a possibilidade de comprar pneus ecológicos, embora esta opção seja interessante apenas para quem pretende utilizá-los a longo prazo. Usados ​​ao longo de sua vida útil, economizam combustível a longo prazo.

Cuidados para manter os pneus em boas condições

Pneu careca passa na vistoria
Pneu para economizar combustível: como escolher o certo 9

Além do que é gasto na compra do seu pneu para economizar combustível e no que é finalmente escolhido, existem algumas dicas práticas para mantê-los em boas condições e prolongar sua vida útil. São os seguintes:

Nunca misture marcas ou modelos diferentes. Afinal, embora sejam pequenas, existem diferenças, este aspecto já influenciará o equilíbrio da condução nos eixos e, consequentemente, a economia de combustível poderá ser menor.

Verifique se circula com a pressão correta, pelo menos uma vez por mês. Tenha em mente que uma pressão muito baixa aumentará o consumo de combustível devido à aderência excessiva à superfície da estrada, além de ser perigosa. Por outro lado, com pressão excessiva existe o risco de saltos que comprometem a segurança na condução.

Gire as rodas para obter um desgaste uniforme, pois diferenças de pressão invisíveis podem afetar a condução. É aconselhável verificar este aspecto a cada 6 meses ou 10.000 quilômetros. Desta forma, vai evitar um custo sobre dimensionado na roda e o consequente custo de combustível adicional no seu pneu para economizar combustível.

O estilo de condução. Isso é essencial porque a condução agressiva ou a condução que afeta a máxima aderência nas curvas ao queimar a roda causará desgaste e não economiza combustível. Da mesma forma, ao dirigir em uma superfície irregular, isso deverá ser levado em consideração.