conteúdo
Quais são as empresas de filmes mais ricas do Brasil? Saiba quais as empresas cinematográficas mais faturam no país e quais as suas produções de sucesso!
As empresas de filmes faturam muito dinheiro porque elas têm a capacidade de gerar grandes receitas com a distribuição de seus filmes. Estas empresas também têm a capacidade de gerar receitas de outras fontes, como merchandising, direitos de transmissão, publicidade e outros.
Além disso, uma empresa de filmes também pode receber financiamento governamental para financiar seus projetos.
Para saber quais são as empresas de filmes mais ricas do Brasil, continue lendo este conteúdo:
Quais são as empresas de filmes mais ricas do Brasil?
A seguir, confira quais são as empresas de filmes mais ricas do Brasil, quanto faturam anualmente e quais os seus trabalhos de maior sucesso nas bilheterias do país:
1. Globo Filmes
Faturamento anual de R $1,4 bilhão. Sucessos de bilheteria: Se Eu Fosse Você (2006), Minha Mãe é uma Peça (2013) e São Paulo, Sociedade Anônima (2013).
2. Paris Filmes
Faturamento anual de R $470 milhões. Sucessos de bilheteria: Tropa de Elite (2007), Cidade de Deus (2002) e Até que a Sorte nos Separe (2010).
3. Fox Filmes
Faturamento anual de R $360 milhões. Sucessos de bilheteria: O Dentista Mascarado (2008), Era do Gelo 4 (2012) e Fúria de Titãs (2010).
4. Imagem Filmes
Faturamento anual de R $310 milhões. Sucessos de bilheteria: Olga (2004), Minha Vida em Cor-de-Rosa (1997) e O Auto da Compadecida (2000).
5. Imovision
Faturamento anual de R $250 milhões. Sucessos de bilheteria: Central do Brasil (1998), O Quatrilho (1995) e Abril Despedaçado (2001).
6. Eurofilm
Faturamento anual de R $180 milhões. Sucessos de bilheteria: Cazuza – O Tempo Não Pára (1984), O Homem que Copiava (2003) e O Menino Maluquinho (1994).
7. Europa Filmes
Faturamento anual de R $160 milhões. Sucessos de bilheteria: A Grande Família (2003), O Auto da Compadecida (2000) e Os Normais – A Noite Mais Maluca de Todas (2005).
8. África Filmes
Faturamento anual de R $130 milhões. Sucessos de bilheteria: O Auto da Compadecida (2000), Meu Tio Matou Um Cara (2002) e De Pernas Pro Ar (2010).
9. Califórnia Filmes
Faturamento anual de R $120 milhões. Sucessos de bilheteria: O Homem que Desafiou o Diabo (2007), Meu Passado me Condena (2012) e O Candidato Honesto (2014).
10. Continente Filmes
Faturamento anual de R $110 milhões. Sucessos de bilheteria: O Céu de Suely (2006), O Homem do Ano (2006) e O Concurso (2006).
Por que as empresas de filmes no Brasil têm nomes estrangeiros?
As empresas de filmes no Brasil costumam usar nomes estrangeiros para criar um vínculo com outras empresas de filmes de outros países, bem como para criar uma imagem de qualidade internacional.
O uso de nomes estrangeiros também pode ajudar a produção a atrair investidores e talentos de outros países, o que pode contribuir para a qualidade e sucesso dos filmes.
Top 10 produções cinematográficas do Brasil com reconhecimento mundial
Saiba quais os filmes brasileiros que renderam sucesso de bilheteria e são reconhecidos mundialmente:
1. Cidade de Deus (2002)
Um dos filmes brasileiros mais premiados de todos os tempos, Cidade de Deus foi um grande sucesso de crítica e de bilheteria, ganhando quatro indicações ao Oscar e vários prêmios no Brasil e no exterior. O filme conta a história de um jovem que cresce nas ruas de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e luta para sair das drogas e da violência que as cercam.
2. Central do Brasil (1998)
Central do Brasil foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999. O filme conta a história de uma empregada de escritório que atende como intérprete no Terminal Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela ajuda um menino a encontrar o pai dele, o que acaba por mudar a vida dela.
3. Tropa de Elite (2007)
O filme Tropa de Elite foi muito bem recebido tanto no Brasil quanto internacionalmente. O filme segue uma equipe de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro e suas tentativas de combater o crime organizado na cidade.
4. O Quatrilho (1995)
O Quatrilho foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. O filme conta a história de um casal de imigrantes italianos que se estabelece na região rural do Rio Grande do Sul no Brasil. Eles lutam para superar as diferenças culturais e econômicas existentes.
5. Carandiru (2003)
Carandiru foi muito bem recebido tanto no Brasil quanto internacionalmente. O filme conta a história de um grupo de presos da Casa de Detenção de São Paulo e como eles lidam com a vida na prisão.
6. O Homem que Copiava (2003)
O Homem que Copiava foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. O filme conta a história de um jovem funcionário de uma empresa de São Paulo que descobre uma forma criativa de se livrar de suas dívidas, mas enfrenta consequências inesperadas.
7. Cidade Baixa (2005)
O filme Cidade Baixa foi muito bem recebido tanto no Brasil quanto internacionalmente. O filme conta a história de um namorado e seu melhor amigo, que vivem na favela de Cidade Baixa, no Rio de Janeiro. Quando a namorada do amigo volta para a cidade, os dois se veem envolvidos em uma série de aventuras e desventuras.
8. O Auto da Compadecida (2000)
O Auto da Compadecida foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2001. O filme conta a história de dois amigos do interior de Minas Gerais que vão ao Rio de Janeiro em busca de fortuna. Eles acabam se envolvendo em uma série de aventuras.
9. Amarelo Manga (1982)
Amarelo Manga foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1983. O filme conta a história de um grupo de jovens que vivem em um bairro pobre do Rio de Janeiro e lutam para sobreviver à pobreza e à violência.
10. Meu Nome Não é Jango (1972)
Meu Nome Não é Jango foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1973. O filme conta a história de um policial no Rio de Janeiro, que luta contra a corrupção e a violência na cidade. Ele acaba se apaixonando por uma mulher rica e casada.
E aí, você já assistiu alguma dessas produções cinematográficas brasileiras? Qual mais chamou a sua atenção? Compartilhe sua opinião conosco!